Top 10: aves que estão em risco de extinção

0

Existem várias espécies de aves que estão em risco de extinção devido à destruição de habitats naturais pelo desmatamento e à caça predatória para o comércio ilegal.

Nesse post, você ficará sabendo mais sobre dez lindas aves que infelizmente podem desaparecer do nosso planeta. Confira!

1. Kakapo

O Kakapo, também conhecido como papagaio-mocho, é uma espécie de papagaio noturno que vive na região da Nova Zelândia. Essa espécie está em risco de extinção, principalmente em decorrência de capturas ilegais. Atualmente, existem poucos exemplares dessa magnífica ave!

2. Tucano-de-bico-preto

O Tucano-de-bico-preto vive em florestas tropicais da América do Sul. Essa linda ave está ameaçada de extinção principalmente devido à destruição de seus habitats naturais. Além disso, como são animais curiosos, são facilmente atraídos por traficantes de animais.

3. Arara-azul-grande

A Arara-azul-grande é uma ave encontrada em alguns estados brasileiros. A sua beleza e comportamento chama a atenção das pessoas, e a principal causa desse animal estar em risco de extinção é o comércio ilegal.

4. Aves-do-paraíso

As Aves-do-paraíso ocorrem em zonas de florestas tropicais e manguezais. A plumagem dos machos é muito exuberante, tendo como característica marcante penas da cauda que podem chegar a 1 metro de comprimento. Essas aves estão ameaçadas de extinção justamente pela caça predatória para a venda das penas.

5. Quetzal

O Quetzal é uma ave símbolo da América Central, considerada sagrada pelos astecas. Apresenta uma plumagem muito bonita e brilhante, com duas penas longas na cauda. Esse pássaro ama a liberdade, morrendo de tristeza quando colocado em cativeiro. A destruição dos seus habitats naturais é o principal fator que coloca essa espécie em risco de extinção.

6. Pica-pau-do-Parnaíba

O Pica-pau-do-parnaíba pode ser encontrado no sul do Piauí (na região do rio Parnaíba). Restam poucos exemplares dessa espécie, pois essa ave se alimenta de formigas que vivem em um tipo de bambu chamado taboca, em matas do Cerrado. A degradação desse bioma está colocando o Pica-pau-do-Parnaíba em risco de extinção.

7. Gavião-de-pescoço-branco

O Gavião-de-pescoço-branco vive em regiões reduzidas da Mata Atlântica e estima-se que restam apenas 100 exemplares dessa espécie. Essa ave está ameaçada de extinção devido à redução da oferta de alimento decorrente da degradação do seu habitat natural.

8. Soldadinho do Araripe

O Soldadinho do Araripe é uma ave que vive na região da chapada do Araripe e Sul do Ceará. O macho dessa espécie chama a atenção pelo contraste da plumagem: dorso e peito com penas brancas, as pontas das asas são pretas e topete vermelho na cabeça.

9. Crax rubra

O Crax Rubra é uma ave que vive em florestas tropicais do México e América Central. Uma curiosidade é que o Crax Rubra pode chegar a 1 metro de altura e pesar até 7 quilos!

10. Jacu-cigano

O Jacu-cigano é encontrado na região da Amazônia. Apesar de ter uma aparência bonita, esse animal é chamado de “ave malcheirosa” porque exala um odor forte em função da fermentação do alimento no sistema digestivo ser bastante lento.

Você sabia que essas aves estavam em risco de extinção? Conte para nós nos comentários.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.