Curiosidades: Aves do Paraíso

0

Você já ouviu falar nas Aves do Paraíso? Elas são conhecidas por ter as mais lindas plumagens entre as aves do mundo e também pelos incríveis rituais de cortejo. Neste post, você ficará sabendo algumas curiosidades sobre esses belos e exóticos animais. Confira!

Quais são as principais características das Aves do Paraíso?

Aves do Paraíso são pássaros com incrível e deslumbrante beleza de plumagens. As fêmeas possuem plumagem em tons cinza e castanhos e os machos apresentam plumagens brilhantes, com cores vivas.

São de pequeno porte, com tamanhos que variam de 15 a 60 cm e caudas longas. Apresentam aspecto bastante interessante e diferenciado dos demais pássaros conhecidos.

Se alimentam de insetos, pequenos anuros e lagartos, frutinhas e sementes.

Uma das características mais marcantes dessas espécies é a prática de danças exóticas por parte dos machos, com demonstração da exuberância de sua plumagem para seduzir a fêmea antes de acasalar.

O macho efetua todo um preparo do local de sua apresentação, deixando-o limpo com a exposição da grama e uma camada de folhas.

Onde as Aves do Paraíso podem ser encontradas?

As aves do Paraíso têm cerca de 43 espécies catalogadas e vivem em regiões tropicais ao norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas.

Por habitarem regiões remotas desses locais, seu registro e estudo sobre seus comportamentos é bastante escasso, mesmo assim o acervo de fotos e filmagens existentes pode demonstrar toda a exuberância e graciosidade dessas aves tão especiais.

Algumas espécies de Aves do Paraíso identificadas

Aves do Paraíso possuem 14 gêneros, com 43 espécies registradas até os dias atuais, de extrema beleza são admiradas por todos aqueles que já tiveram a oportunidade de ver suas imagens.

Destacamos, a seguir, algumas espécies para despertar seu conhecimento e interesse em conhecer com mais detalhes:

Parotia sefilata

Reprodução: National Geographic

Com tamanho médio, aproximadamente 33 cm, o macho tem cauda de tamanho médio, sua plumagem é preta e colorido dourado-verde no peito e penas triangulares prata na coroa e três eréteis espatulados fios na cabeça por trás de cada olho. As fêmeas não possuem adornos sendo sua plumagem de cor marrom.

São encontradas nas florestas da Nova Guiné Ocidental.

Como dança de sedução abre suas penas alongadas como que formando uma saia e dança com passos parecidos a um bailarino e balança de forma contínua a cabeça e pescoço.

Paradisaea rudolphi

É considerada a mais bela entre todas as aves conhecidas, é uma espécie em extinção pois é bastante desejada por suas plumas serem bastante valorizadas.

Com comprimento aproximado de 30 cm, o macho possui plumas violeta azul e canela e duas longas fitas-penas na cauda, enquanto a fêmea apresenta cor castanha clara.

Também conhecida como Ave do Paraíso azul, é encontrada na Papua Nova Guiné.

Sua sedução é feita de maneira única, totalmente diferente de outras aves do paraíso, pois o macho se apresenta pendurado em um galho de cabeça para baixo, expandindo seu peito com movimentos compassados e com balanços do corpo enquanto se apresenta com a movimentos de cauda inacreditáveis. Tudo isso com um pequeno canto que acompanha sua apresentação.

Considerações finais sobre Aves do Paraíso

A natureza, mais uma vez surpreendendo, com a existência de seres tão intensos e com características superinteressantes de convivência da espécie.

As Aves do Paraíso são, certamente, um presente que deve ser preservado de ações predatórias e que possam sobreviver de forma natural e por um longo tempo.

 

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.