As 5 maiores aves do Brasil

0

O Brasil apresenta grande diversidade de aves. Temos mais de 1.900 diferentes espécies em nossas matas e florestas!

Você já deve ter reparado que existem características muito diversas e peculiares entre as espécies da avifauna.

Nesse post, mostraremos quais são as cinco maiores aves do território brasileiro. Ficou curioso? Então confira!

Ema

A ema (Rhea americana) é uma ave da família Rheidae. Seu habitat se restringe à América do Sul e é considerada a maior e mais pesada ave do continente americano.

Um macho adulto pode atingir 1,70 m de altura e pesar até 36 kg. A envergadura das asas (medida de uma ponta da asa aberta à outra) pode alcançar cerca de 1,50 m de comprimento.

Uma curiosidade é que esse animal, apesar de possuir grandes asas, não consegue voar. As asas são usadas apenas para dar equilíbrio e direção quando correm.

Aliás, as emas são excelentes corredoras. Com suas pernas enormes e musculosas podem atingir até 60 km/h quando perseguidas!

Jaburu

O jaburu (Jabiru mycteria), também conhecido como tuiuiú, é considerado a ave-símbolo do Pantanal.

É uma das maiores aves voadoras. O vôo é feito com o pescoço e pernas esticados, ao contrário das garças, cujos pescoços são encolhidos durante o vôo.

Apresenta como características marcantes o longo pescoço nu e preto, com um grande papo também nu, de coloração vermelha. A plumagem do corpo é branca e as pernas são bem longas e pretas.

Essa espécie de ave pode chegar a ter 1,60 m de altura, sendo que a evergadura das asas chega a quase 3 m. O peso desse animal é de cerca de 8 kg.

Harpia

O gavião-real (Harpia harpyja), também conhecido como harpia, trata-se de uma das maiores e mais poderosas aves do mundo.

Pode ser encontrada na região da Floresta Amazônica e também em alguns pequenos trechos de Mata Atlântica, na região sudeste, especialmente no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

Essa ave é de rapina. Isso significa que são carnívoras, com adaptações para a caça ativa: bico curvo e afiado, garras fortes, voo poderoso, além de excelente capacidade de visão e audição. 

Não é por menos que as harpias são predadores vorazes, caçando presas que podem ter peso e tamanho comparáveis ao da própria ave.

Garça-moura

A garça-moura ou socó-grande (Ardea cocoi) é uma ave que, em geral, vive solitária (exceto dos períodos reprodutivos), inclusive nos voos. O vôo se caracteriza por ser em linha reta e com lentas batidas das asas.

Com cerca de 1,25 m a 1,80 m de envergadura, é  considerada a maior garça do Brasil. Por causa desse tamanho avantajado, esse animal captura presas em lugares mais fundos, nos quais outras aves normalmente não alcançam.

Seriema

A seriema (Cariama cristata) é um pássaro com plumagem marrom acastanhada, pernas longas e avermelhadas, além de asas curtas. 

Geralmente exibe altura média de 70 cm, podendo chegar a 90 cm de comprimento e pesar até 1,4 Kg. 

As seriemas são encontradas em cerrados, campos sujos e pastagens. Uma curiosidade é que a vocalização dessa ave é bem estridente, parecendo uma risada.

Você acha que mais alguma espécie de ave deve entrar nesse rank? Deixe nos comentários. 

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.