Quais as espécies de pássaros que possuem um canto bonito?

0

O canto dos pássaros geralmente está vinculado com o processo de cortejo e sedução da fêmea para o acasalamento.

Para nós, o canto das aves pode ser entendido como um presente da natureza. Esse tipo de som proporciona sensações de tranquilidade e paz, sendo muito apreciado pelas pessoas.

Nesse post, você ficará conhecendo algumas espécies de pássaros que possuem um canto tão bonito que não se pode deixar de escutar! Vamos lá?

Uirapuru-verdadeiro

A espécie Cyphorhinus aradus, conhecida popularmente como uirapuru-verdadeiro, é uma ave típica da região amazônica.

Apesar de sua plumagem parda-avermelhada não possuir uma grande beleza visual, o canto desse pássaro apresenta sonoridade parecida com uma flauta, sendo considerado um dos mais belos da floresta. O canto é tão melodioso e elaborado que há uma lenda que diz que quando o uirapuru canta, até as outras aves se calam.

Uma curiosidade é que o tão famoso canto do uirapuru só ocorre entre os meses de outubro e novembro, que é a época em que o pássaro constrói o seu ninho. No restante do ano, a ave apenas gorjeia.

Além disso, tanto o macho como a fêmea cantam. O macho, no entanto, canta melhor. O canto tem duração entre cinco e dez minutos, em geral, e acontece ao amanhecer e ao entardecer.

Sabiá-laranjeira

O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), é um pássaro muito comum na América do Sul e pode ser identificado pela cor de ferrugem do seu ventre.

Considerado como ave-símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira é reverenciado por diversos poetas como o pássaro que canta o amor e a primavera.

Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve o canto de um sabiá-laranjeira durante as madrugadas, no início da primavera, ela será abençoada com amor, felicidade e paz.

O canto nessa espécie é característico dos machos, sendo muito melodioso durante o período reprodutivo. Além da atração de fêmeas, o canto pode ocorrer para a defesa de território. O macho também pode cantar a noite ou de madrugada para “ensinar” a melodia aos filhotes.

Curió

A ave da espécie Oryzoborus angolensis, conhecida como curió, é nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto.

Esse pássaro disputa o domínio do território pelo canto. Essa característica, e também a grande qualidade do canto, faz com que o curió seja muito estimado entre criadores e amantes de pássaros.

Há uma grande variedade de cantos, que varia de região para região, e os filhotes dessa espécie aprendem a cantar com o pai.

Além de excelentes cantores, os curiós são imitadores natos. Por esse motivo, não é recomendável criá-los junto com outras espécies de aves, pois eles aprendem facilmente o canto delas e podem perder a capacidade de realizar o canto característico.

Dessa forma, o uirapuru-verdadeiro, o sabiá-larenjeira e o curió são espécies representantes da fauna brasileira que possuem cantos lindos e muito estimados pelos amantes de pássaros.

Você conhece outras espécies com um canto tão bonito quanto essas? Deixe o nome delas aqui nos comentários.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.