Por que as aves migram?

0

Sabemos que as aves migram, mas o que faz uma espécie de ave migrar é um fenômeno que intriga as pessoas e que traz diversas explicações sobre o assunto.
Neste artigo, vamos abordar os fatores já pesquisados e explicar o que leva determinadas espécies de aves a migrar para distâncias incríveis. Acompanhe conosco!

Por que as aves migram?

O ato de migrar ainda não foi totalmente entendido pela ciência, porém dois fatores no comportamento das aves já foram observados:

  • busca por alimentação;
  • busca por temperaturas mais adequadas.

As aves dispõem de alguns fatores que possibilitam facilitar e permitir suas migrações.
Estão relacionados a:

  • mudanças hormonais;
  • direção dos ventos;
  • duração do dia.

Existem indícios de que as aves utilizam a posição e duração da incidência dos raios de sol, assim como as estrelas, para se direcionarem a seus destinos, sem se perder.
Teorias também explicam que certas espécies, para voar de forma correta sobre os oceanos, se orientem pelos polos magnéticos do planeta.

Espécies e fluxos de migração

O ato de migrar é realizado por centenas de espécies em todo o mundo; porém, nem todas as espécies realizam migrações.
Aves que se encontram em climas temperados e tropicais normalmente permanecem nesses locais, sem migrar.
As espécies que vivem próximas à linha do Equador permanecem sem migrar, enquanto aquelas que se localizam mais distante dessa região acabam indo em direção oposta a de seus habitats naturais, visando localizar alimento em abundância durante todo o ano.
A motivação de migrar, portanto, encontra-se concentrada na maior possibilidade de obter alimentos, inclusive pela maior duração dos dias em regiões mais afastadas do centro do planeta, o que auxilia, de forma importante, conquistar alimentos em abundância.

Migrações ocorrem periodicamente, e de forma voluntária, sendo identificadas em determinadas épocas e com grandes distâncias.

Distâncias percorridas

O ato de migrar, requer uma grande capacidade de sobrevivência e preparo das aves, pois, ao percorrer milhares de quilômetros, têm de se manter voando na maior parte do tempo da jornada.

Algumas espécies devem ser destacadas nessa empreitada:

  • Andorinha-do-mar ártica – na época do inverno, na região norte, esta ave migra para a Antártida, no sul do planeta, em um percurso de quase 18 mil km, retornando quando o inverno termina nessa região, com objetivo de procriar no Ártico;
Andorinha do mar

Andorinha do mar -Fonte Google Imagens

  • Diversas espécies de patos, gansos e cisnes – que efetuam uma migração do Ártico em direção à Europa, Ásia e Estados Unidos durante a temporada de inverno, com retorno ao norte na primavera, a fim de realizar procriação;
Beija flor de pescoço vermelho

Beija flor de pescoço vermelho – Fonte Google Imagens

  • Beija-flor-de-pescoço-vermelho – esta espécie migra dos Estados Unidos para o México, durante o inverno, em um trajeto de mais de 800 km, para manter sua alimentação de flores durante todo o ano.

Como as aves se preparam para migrar em grandes distâncias?

O ato de migrar necessita de uma preparação específica que foi desenvolvida em algumas espécies, para possibilitar maior resistência e direcionamento adequado a atingir a conclusão da jornada dessas aves.
São necessários reserva de gordura e de penas renovadas, que possam resistir à migração em longas distâncias.

Ganso Canadense

Ganso Canadense – Fonte Google Imagens

A gordura armazenada, por exemplo, tem a função de cumprir o papel de alimento durante a jornada e assim permitem que as aves sobrevivam na migração sobre oceanos ou desertos.
As condições climáticas também exercem papel importante na trajetória dessas espécies, devendo ser suaves e estáveis para viabilizar a migração.

Considerações finais sobre por que as aves migram

O ato de migrar das aves é uma das maravilhas da natureza e, mesmo nos dias atuais, com todo o avanço das pesquisas, ainda não foi completamente entendido.
Porém, alguns fatores são determinantes para viabilizar esses fluxos de deslocamento, como a alimentação e a necessidade de procriar.

Aves migram. Ou seja, um curioso fenômeno da natureza que permite a sobrevivência de espécies que necessitam se adaptar a condições adversas.

Ficou com alguma dúvida sobre o artigo? Deixe seu comentário abaixo!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.