Quais as principais doenças de aves e como tratá-las

1

Os pássaros são uma boa opção de bichinhos de estimação. No entanto, como todo ser vivo, precisam de cuidados e atenção para evitar as doenças de aves.

Você precisa estar sempre atento para qualquer sintoma que indique alguma alteração do bom estado de saúde de seu animalzinho.

Nesse post, você ficará sabendo quais são as principais doenças que acometem as aves e o que fazer para tratá-las. Confira!

Doença de Newcastle

Essa doença, causada por um vírus pertencente à família Paramyxoviridae, é muito contagiosa. Alguns sintomas clínicos dessa enfermidade são: manifestações nervosas, diarreia, edema da cabeça, dificuldade para respirar (ave fica com o bico aberto), conjuntivite, secreções nasais, entre outros.

A doença de Newcastle pode ser transmitida de ave para ave ou por meio do contato com produtos contaminados. As vias de eliminação do vírus, pela ave enferma, são as fezes e aerossóis.

Não há tratamento para essa enfermidade. O que pode ser feito é a prevenção da doença pela vacinação.

Salmonelose

A salmonelose é uma doença causada pela bactéria Salmonella enterica. O principal sintoma dessa enfermidade é a diarreia.

Deve-se ressaltar que a salmonelose não é uma doença que acomete exclusivamente as aves, podendo ocorrer em bovinos, suínos, ovinos e equinos, além dos seres humanos.

O tratamento é feito com antibióticos. Como medida preventiva pode ser feita a vacinação.

Parasitoses

As parasitoses são doenças causadas pela invasão de parasitas no organismo da ave. Há parasitas internos (nematelmintos, platelmintos, protozoários etc) e parasitas externos (ácaros, piolhos, etc).

Os sintomas de parasitoses são variados e dependem do tipo de parasita que se instala no hospedeiro.

Para evitar e tratar esse tipo de doença deve ser feita a administração de vermífugos à ave, de forma periódica, mas em casos de parasitas externos deve-se consultar um veterinário.

Hipovitaminoses

A falta de ingestão de vitaminas podem causar várias enfermidades às aves.

O raquitismo, por exemplo, é uma doença caracterizada pela deficiência de cálcio, fósforo ou vitamina D. Para prevenir o raquitismo, devem ser dados ao bichinho suplementos minerais, além de boa alimentação e banhos de sol periódicos.

Outra enfermidade relacionada à deficiência de vitaminas e sais minerais (no caso vitamina E e selênio) é a diatese exsudativa. Essa doença causa edemas e hemorragia no tecido subcutâneo. Pode ser controlada adicionando antioxidantes à ração do animal, com a supervisão de um veterinário.

Micotoxicoses

As micotoxicoses são doenças causadas por micotoxinas (toxinas de fungos). A principal forma de intoxicação é via ingestão de ração ou alimentos contaminados por micotoxinas. Assim, para evitar contaminações deve-se respeitar os prazos de validade dos alimentos.

Além disso, o desenvolvimento de fungos pode ser minimizado realizando a secagem da ração e o armazenamento adequado dos alimentos.

Em alimentos já contaminados com micotoxinas é indicado o uso de adsorventes, substâncias inertes que reduzem a absorção de micotoxinas pelo trato gastrointestinal das aves.

Os sintomas mais comuns da manifestação das micotoxicoses são: palidez, pouco crescimento, diarreia, hemorragia e alteração na cor dos ovos.

Sua ave já teve alguma outra doença? Como você fez o tratamento do bichinho? Conte para nós deixando um comentário.

 

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.