Qual é o tempo de sono dos pássaros?

0

Neste artigo, abordaremos o sono dos pássaros, não só quanto ao tempo de duração, mas aspectos curiosos sobre o comportamento das aves durante o sono e outras curiosidades.

Vamos ver que muitos estudos estão sendo realizados com vistas a aumentar o conhecimento sobre as aves, mas também como isso pode ajudar aos seres humanos na melhoria de qualidade de sono.

Qual o tempo do sono dos pássaros?

Todos os animais necessitam dormir para possibilitar o descanso e a reorganização cerebral. No entanto, fica a pergunta: qual o tempo de sono dos pássaros?

O tempo de duração e a forma de dormir, depende da espécie e condições de pouso e tempo de voo, mas de uma forma geral algumas aves somente dormem 1 hora por dia. Muitas vezes, quando estão pousadas, mas também com pequenos cochilos durante os voos, ou dormindo com apenas um lado do cérebro.

Uma exceção é identificada em pombos criados em laboratórios, que dormem quase a noite inteira e ainda cochilam durante o dia.

Tais constatações vêm sendo demonstradas em estudos científicos, que têm por objetivo identificar a forma de sono dos pássaros e estabelecer processos para ajuda a melhorar a qualidade de sono em seres humanos.

Curiosidades do sono dos pássaros

Algumas curiosidades foram constatadas ao ser analisados o sono dos pássaros, tais como:

  •  O pombo-de-budapeste possui grandes olhos e pálpebras translúcidas, sendo possível ver suas grandes pupilas pretas através das pálpebras mesmo quando dormem;
  •  O maçarico-de-colete dorme apenas uma hora durante seu período de acasalamento de três semanas, pois cruzam com o máximo de fêmeas possíveis.

Diversas outras características vêm sendo identificadas, quanto ao sono das aves e todas têm despertado um interesse, em aprofundamento via estudos científicos, para o entendimento de hábitos e como isso pode ser utilizado para se buscar a preservação dessas espécies.

Pássaros conseguem dormir voando

Uma das maiores curiosidades quanto ao sono dos pássaros ocorre com uma constatação surpreendente, relacionada à possibilidade de ocorrer sono durante seus voos!

Pássaros que fazem grandes travessias acima de oceanos são aqueles que possuem esta característica e isso se deve a utilizar um recurso de adormecimento de uma parte do cérebro, mantendo a outra parte totalmente ativa.

Esse processo permite um descanso à ave e que seu voo permaneça ocorrendo.

Os pássaros Fragata são os que possuem esta característica e quando em voos conseguem dormir por apenas 42 minutos por dia. Esses são pássaros de grande tamanho com uma envergadura superior a dois metros.

Essas aves podem ter voos de até 10 dias sobre o oceano e, como não possuem asas impermeáveis, não podem pousar no mar. Portanto, tendo que se manter voando sempre que estiverem sobre o oceano.

Considerações finais sobre sono dos pássaros

Nosso artigo abordou o sono dos pássaros. Acreditamos que você tenha gostado das informações; porém, é importante destacar que estudos científicos sobre o sono dos pássaros têm por objetivo melhorar a qualidade do sono em seres humanos, que hoje se reflete em diversos tipos de problemas emocionais e de saúde em geral.

Com o aprofundamento do conhecimento sobre o sono dos pássaros, o ser humano pode ser beneficiado em sua qualidade de vida!

Conhece mais algum fato? Conte para nós!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.