Saiba como atrair pássaros para seu jardim

0

Você gosta de ter muitos pássaros visitando seu jardim para apreciá-los? De fato é muito agradável usufruir da presença desses lindos seres da natureza! Nesse post, te daremos algumas dicas para você atrair pássaros para o seu quintal ou jardim. Vamos lá?

1. Tenha árvores frutíferas

Muitos pássaros se alimentam de sementes e frutos de algumas espécies de plantas. Ter um pé de acerola, por exemplo, pode atrair sabiás, saíras e sanhaços.

Os frutos dos caquizeiros são muito apreciados pelos bem-te-vis. Já as goiabeiras pode chamar a atenção dos periquitos.

Se você gosta de beija-flores, não deixe de ter em sua área verde espécies de plantas floríferas, como escova-de-garrafa, grevílea-anã, ipê e sanquésia. Mas um aviso: na tentativa de atrair beija-flores, muitas pessoas costumam colocar soluções de água com açúcar em recipientes, que ficam dependurados nos galhos das árvores, no entanto, o açúcar pode fermentar. O ideal é adquirir produto próprio que substitui o açúcar.

2. Prepare um comedouro

Caso não seja possível cultivar plantas frutíferas em seu jardim ou quintal, aposte na preparação de um comedouro, que nada mais é do que criar um espaço para deixar pedaços de frutas e sementes à disposição das aves.

Você pode comprar ou fazer esse comedouro. Lembre-se de instalá-lo em um local alto, para evitar a presença de insetos e roedores.

Mas quais tipos de sementes e frutas deve-se colocar no comedouro? É recomendável colocar sementes de alpiste, pois são apreciadas por várias espécies de pássaros, além de serem fáceis de achar para comprar.

Em relação às frutas, dê preferência para banana, laranja e mamão (as frutas devem estar maduras). Basta cortar a fruta ao meio, com casca, e deixá-la no comedouro com a polpa virada para cima.

3. Faça bebedouros

Além de frutas e sementes, você pode também deixar alguns bebedouros espalhados no jardim, pois os pássaros são atraídos por água fresca para se hidratarem e refrescarem.

Para atrair beija-flores, muitas pessoas costumam colocar soluções de água com acúçar em recipientes, que ficam dependurados nos galhos das árvores.

Essa é uma boa estratégia, mas é preciso ter o cuidado de manter o recipiente sempre bem higienizado e de trocar a solução diariamente. Caso contrário, haverá a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças nesses animais que tanto amamos.

4. Deixar o ambiente silencioso e com pouco movimento

Não adianta ter árvores frutíferas ou preparar um comedouro ou bebedouro em seu jardim se o local for muito barulhento ou  bastante movimentado por pessoas.

Os pássaros gostam de frequentar ambientes seguros, para que possam construir seus ninhos de forma protegida de possíveis predadores.

Assim, se as aves se sentem seguras em um ambiente, elas provavelmente irão visitar o local em busca de água e alimento com maior frequência e podem, até mesmo, construir seus ninhos.

Dessa forma, para ter lindos pássaros visitando e cantando em seu jardim você pode cultivar árvores frutíferas ou então instalar comedouros e bebedouros. Mas não se esqueça de manter os recipentes sempre bem limpos e de trocar a água e as frutas com a periodicidade adequada.

É importante também manter o local silencioso e com pouco movimento, para que os pássaros se sintam seguros para frequentá-lo.

O que você costuma fazer para deixar o seu jardim repleto de aves? Queremos saber! Compartilhe suas ideias com a gente, deixando o seu comentário.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.