Os 7 tipos de alimentos que seu pássaro não deve ingerir

0

Alimentar o pássaro de maneira correta é fundamental para cuidar da saúde e bem-estar do bichinho.

Se seu animal ingerir certos tipos de comidas pode ser até fatal. Você não quer ver sua ave passando mal, não é mesmo?

Então, confira agora os principais alimentos que você não deve dar para seu passarinho!

1. Pão

Apesar de ser comum ver pessoas alimentando pombos com pão, em lugares públicos, esse tipo de alimento não é adequado para as aves.

O pão (e outros tipos de cereais processados, como biscoitos, bolos, etc.) tem trigo branco, que por sua vez contêm muito açúcar.

Portanto, a ingestão desses alimentos pelas aves, pode acarretar em problemas de pele, perda de penas e obesidade.

2. Abacate

Existe um debate em relação ao grau de toxicidade do abacate para as aves. Sabe-se que a casca e a polpa de algumas espécies dessa fruta podem causar distúrbios cardíacos em certas aves.

Assim, é melhor evitar deixar seu bichinho ingerir abacate, para prevenir qualquer problema de saúde no animal.

3. Semente de maçã

A semente de maçã e de outros tipos de frutas (como cerejas, pêssegos, damascos e pêras) apresenta vestígios de cianeto, que é uma substância tóxica.

A casca da maçã pode também concentrar grande quantidade de pesticidas (agrotóxicos), que podem ser prejudiciais às aves.

Assim, se você quer dar maçã para seu pássaro, lembre-se de tirar a casca e a semente, de forma a evitar que a ave faça a ingestão de substâncias tóxicas.

4. Feijão sem cozinhar

Apesar do feijão cozido ser apreciado pelas aves, o feijão sem cozinhar pode ser muito prejudicial para seu animal de estimação.

Isso ocorre porque o feijão, em seu estado natural, contém uma substância chamada “hemaglutinina”, que é prejudicial para as aves. O cozimento do feijão faz com que essa substância, que é uma glicoproteína, se desnature e perca sua toxicidade.

5. Chocolate

O chocolate é uma guloseima muito apetitosa para os seres humanos e, muitas vezes, temos vontade de compartilhar essa delícia com nossos bichinhos.

Contudo, ingerir chocolate esporadicamente pode causar vômito e diarreia. Já a  ingestão contínua desse tipo de alimento afeta o sistema nervoso central de aves, causando tontura, convulsões, e até mesmo a morte do animal.

6. Alface e outras folhas claras

Muitas pessoas costumam dar alface e outros tipos de folhas claras para aves. Apesar de não ser tóxica, a alface possui efeito calmante e pode causar diarreia em aves.

Então, se você quer ver seu pássaro cantar alegremente, opte por dar a ele folhas escuras, como almeirão ou couve.

7. Ovo cru

O ovo é um alimento com alto valor nutricional. No entanto, o ovo cru pode estar infectado com bactérias que causam a salmonelose, doença que causa diarreia e pode até matar.

Assim, para minimizar os riscos de contaminação de seu pássaro por essa bactéria, recomenda-se alimentá-lo apenas com ovos que sejam de boa procedência e que sejam sempre cozidos.

Você sabe de algum outro tipo de alimento que as aves não podem ingerir? Conte para a gente nos comentários!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.