Viagem: 5 melhores lugares para observação de pássaros

0

A prática de observação de aves tem ganhado cada ver mais adeptos no Brasil.

O país conta, atualmente, com cerca de 35 mil observadores de aves, podendo chegar a 100 mil nos próximos três anos, de acordo com a Avistar Brasil, ONG que organiza o maior encontro de observação de aves da América Latina.

Vamos te mostrar, nesse post, os melhores lugares no Brasil para fazer a observação de pássaros. Confira!

1. Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

A Chapada da Diamantina é uma região que atrai muitos observadores de pássaros e ornitólogos. A Chapada apresenta um mosaico de formações vegetais (caatinga, mata atlântica e cerrado). Esse fato implica em uma grande variedade de espécies da avifauna.

A cidade de Lençóis, especificamente, é palco para o encontro de clubes de observadores de aves desde o século passado.

2. Parque Estadual do Itacolomi (MG)

O Parque Estadual do Itacolomi fica na região de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Já foram identificadas mais de 200 espécies de aves por lá, o que faz com que seja um destino muito interessante para os amantes de pássaros.

Além disso, há vários eventos de grupos de observadores de pássaros na região. Vale a pena conferir a programação do parque e participar da próxima expedição.

3. Parque Nacional da Serra da Bocaína

O Parque Nacional da Serra da Bocaina está localizado na região dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em pleno coração da Mata Atlântica, essa unidade de conservação é um local privilegiado para a observação de pássaros.

Já foram identificados, oficialmente, cerca de 300 espécies de aves, dentre elas o o gavião pega-macaco (Spizaetus tyrannus), o cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata), o macuco (Tinamus solitarius), o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), a jacutinga (Aburria jacutinga) e  o  tiê-sangue (Ramphocelus bresilius).

4. Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT)

O Pantanal é uma das melhores regiões para a observação de pássaros no Brasil. Existem mais de 600 espécies de aves nesse bioma! No Parque Nacional Matogrossense, a principal atração turística é a observação de aves em uma embarcação pela Baía do Burro.

Algumas espécies de aves que podem ser encontradas por lá são: chororó-do-pantanal (Cercomacra melanaria), o falcão-de-coleira (Falco femoralis) e a ema (Rhea americana).

5. Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ)

A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 630 espécies de aves catalogadas. Em meio ao caos urbano, o Jardim Botânico é um excelente ponto para a observação de aves.

O Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro (COA – RJ) organiza passeios mensais no Jardim Botânico para a observação de pássaros.

Além de ter uma grande biodiversidade da avifana, outro aspecto interessante do Jardim Botânico é que o parque abriga aves que estão acostumadas com a presença humana, o que faz com que possam ser observadas com maior facilidade.

Algumas espécies de aves que podem ser observadas por lá são o tucano-do-bico-preto (Ramphastos vitellinus), a lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), o coleirinho (Sporophila caerulescens) e a jacupemba (Penelope superciliaris).

Você já sabe qual será seu próximo destino para fazer a observação de aves? Conte para a gente nos comentários!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.