Compartilhar.

Diferentemente das espécies silvestres, as aves exóticas são aquelas que não podem ser encontradas no Brasil originalmente, a não ser no caso das introduzidas artificialmente pelo homem para viver em terras nacionais.

Possuem aspectos específicos de plumagem, cores, formatos e características que chamam a atenção de qualquer pessoa e são apreciadas no mundo inteiro.

Neste artigo selecionamos 10 aves exóticas, para que você possa se surpreender e se encantar com elas. Não relacionamos por ordem de beleza ou fascínio para quem as observa, a ordem é aleatória. Confira e se surpreenda!

1. Diamante de Gould

O Diamante de Gould foi descoberto em 1833 por franceses no norte da Austrália.

Com porte pequeno, possui penas que recobrem a cabeça nas cores vermelha, preta ou laranja, podendo ter até sete nuances diversas em uma única ave.

Diamante de Gould

Fonte – Google Imagens

Sua beleza e elegância se destacam, com temperamento dócil, esperto e saltitante, sendo muito sociáveis se mantendo em bandos. É possível, inclusive, encontrar vários ninhos em uma mesma árvore.

Vivem por aproximadamente 30 anos.

Vem sendo observada a redução desses exemplares na natureza, o que não preocupa aos órgãos ligados ao meio ambiente diretamente, porque vem sendo adotado para criação em cativeiro.

O ritual de acasalamento é um acontecimento à parte, realizado com uma dança incrível, expondo seus saltos com a cauda apontada em direção à fêmea.

2. Ave do Paraíso

Somente é observada na ilha de Nova Guiné, leste da Austrália, sendo extremamente rara e, portanto, difícil de ser localizada. Por possuir seu habitat em regiões quase inacessíveis.

São extraordinariamente lindas e, entre as aves exóticas, é uma das que mais chamam a atenção por suas cores incríveis e uma cauda muito diferente das demais.

Ave do Paraíso

Fonte – Google Imagens

Possuem uma característica para atrair as fêmeas: a de se manter pendurados de cabeça para baixo e com suas plumas abertas.

Com a aproximação de machos, ela se mantém observando um espetáculo de dança fantástica que precede o acasalamento.

3. Saíra sete cores

Entre as aves exóticas, essa é considerada a dançarina verde, por apresentar um manto superior verde-amarelo e apresentar passos de dança incríveis.

Possui plumas de cores distintas e brilhantes.

Saíra sete cores

Fonte – Google Imagens

De hábito monogâmico, monta seus ninhos com gramas e folhas pelo casal, escondido na vegetação ou nos troncos de árvores.

Encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, pode ser observada em grupos ou somente em pares.

Durante a busca de alimentos, essa ave efetua verdadeiras acrobacias para recolher seus alimentos e efetua uma grande análise de ramos das árvores para identificar seu alimento.

4. Cacatua Inca

Está relacionada na nossa seleção de aves exóticas pela beleza e exuberância de suas plumagens, que possuem um contraste de cores incrível e muito delicado.

Um detalhe a destaca de outras aves: sua crista maravilhosa que se movimenta levantando e abaixando, de acordo com seu humor.

Cacatua Inca

Fonte – Google Imagens

Essa ave vive nas regiões áridas e semiáridas do interior da Austrália e tem uma expectativa de vida entre 30 e 75 anos.

Sociáveis por essência, convivem em grandes bandos com estardalhaço.

Dóceis e brincalhonas, aprendem a falar e cantar, quando em cativeiro, e são muito inteligentes, aprendendo com facilidade a pegar coisas e abrir gaiolas.

Adoram um banho e oferecem um momento único, quando se molham nas folhas, ficando de cabeça para baixo para receber as gotas d’água ali depositadas.

5. Arara-Azul-Grande

Também muito exuberante entre as aves exóticas, é considerada a maior da espécie entre as araras.

Vive no Brasil, Bolívia, Paraguai e Colômbia, em pequenos bandos ou somente o casal.

Possui cor maravilhosa e facilmente identificada pelo seu tom azul intenso e nuances diversas.

Atinge sua maturidade aos três anos e passa a acasalar após esse tempo.

É uma ave que está sob risco de extinção, classificada como espécie vulnerável, devido ao comércio ilegal e a destruição de seu habitat natural.

Arara-Azul-Grande

Fonte – Google Imagens

Ações de preservação vêm sendo executadas para plantio das árvores que propiciam seus ninhos e instalação de reservas específicas; porém estima-se que atualmente sejam identificadas apenas 5 mil exemplares no Pantanal mato-grossense.

6. Galo-da-serra

Estas aves são encontradas no Brasil, Venezuela, Colômbia e Guianas, sendo consideradas uma das aves exóticas mais incríveis do planeta.

Galo-da-serra

Fonte – Google Imagens

Com uma plumagem magnífica, de colorido intenso, vive de forma solitária e de difícil observação, pois têm hábitos de frequentar em florestas localizadas em escarpas de difícil acesso.

Utiliza penhascos com erosão para fazer seus ninhos.

Com uma característica única de efetuar o cortejo da fêmea, o macho realiza o ritual em rochas, onde vivem normalmente e se exibem de maneira intensa, até que ocorra o acasalamento, após a fêmea ceder a seus encantos.

Porém, esse ritual acaba atraindo predadores, pois, ao emitir seus sons de acasalamento ficam expostos e se arriscando a ser localizados por animais da selva.

7. Lóris

Vivendo na Indonésia, Austrália e Nova Guiné, essas espécies de aves exóticas cumprem seu papel de encantar e surpreender os observadores.

Com cores intensas e vivas, passam a lembrar as araras, com diversas classificações de aves em seu grupo, que se diferenciam umas das outras por suas cores de plumas.

Se alimentam do néctar das flores e, dessa forma, são semelhantes ao beija-flor, devido ao tamanho de sua língua.

Lóris

Fonte – Google Imagens

Dificilmente são localizadas paradas, têm muita energia e permanecem em bandos.

Com grane procura para criação em cativeiro, pode ter sua sobrevivência na natureza comprometida.

8. Tucanos

Este é um exemplo de uma das aves exóticas encontrada com muita frequência no Brasil, mas também pode ser identificada na Argentina e Guianas.

Tucanos

Fonte – Google Imagens

Animal bastante conhecido que vive em bandos e adora provocar desordens, sendo muito agitados.

Têm um bico enorme e, ao dormir, colocam suas cabeças para trás, descansando deu bico imenso ao colocá-lo sob a asa. Muito colorida e com uma variedade enorme de tons.

Estudos revelam existir mais de 40 espécies de Tucanos, definidos por sua diversidade de cores.

Gostam de tomar banho na chuva e há quem acredite que, ao se reunirem em bandos, é prenuncio de chuvas que virão.

Tucanos

Fonte – Google Imagens

Essas aves cumprem importante papel para a preservação do meio ambiente, pois, ao se alimentarem, acabam cuspindo os caroços das frutas que germinam e mantêm as florestas sempre intactas.

9. Arara Macao

Estes pássaros vivem no Brasil, América Central, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Está entre as aves exóticas mais conhecidas e vive em grupos, misturando-se com diversos tipos, voando em pares ou pequenos grupos.

Arara-Macao

Fonte – Google Imagens

Com plumas vermelhas e tons de verde, possuindo ainda asas azuis e amarelas, suas penas são curtas e longas caudas.

Com bicos fortes, largos, em curva conseguem escalar e pegar objetos, tem uma característica de imitar sons humanos ou de animais diversos.

Tem hábitos monogâmicos e se mantêm juntos por toda a vida, que chega a durar até 75 anos.

10. Roselas

São originárias da Austrália, extremamente resistentes ao frio. Essas aves exóticas não precisam se aquecer no inverno.

Fazem muito barulho ao se assustar e são tremendamente ativas e dóceis. Os machos se exibem ao fazer a corte e serem aceitos para o acasalamento.

Roselas

Fonte – Google Imagens

São típicos animais que podem ser criados sem problemas em cativeiro.

Considerações finais sobre aves exóticas
Demostramos, neste artigo, algumas aves exóticas que fazem de sua presença colorida e características próprias o encantamento das pessoas.

Muitas aves são bastante interessantes de se conhecer, e podemos atestar como a natureza é sábia e incrível. Se quiser saber mais de assuntos sobre aves, curta e acompanhe nossa página no Facebook.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.