5 aves mais presentes no Brasil

0

Você já parou para escutar o canto dos pássaros no seu dia-a-dia? Na correria dos tempos modernos, muitas vezes não percebemos a beleza da natureza ao nosso redor.

Nesse post, te mostraremos quais são as cinco aves mais presentes no Brasil. Que tal começar a prestar mais atenção nelas? Confira!

1. Bem-te-vi

Bem-te-vi

O bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é um dos pássaros mais populares do nosso país, podendo ser encontrado facilmente em cidades, matas, plantações e pastagens.

Um dos aspectos mais interessantes sobre essa ave são os sons que ela emite. Provavelmente, você já deve ter ouvido hoje o canto mais característico dessa espécie, que parece a enunciação das sílabas “BEM-TE-VI” e que confere o seu nome popular. O canto desse animalzinho também pode ser também dissilábico (BI-HÍA) ou ainda monossilábico (TCHÍA).

Além do canto, para identificar essa ave, observe que enquanto o dorso do corpo desse bichicho apresenta plumagem parda, a barriga tem cor amarela. A garganta e a região acima dos olhos apresentam uma listra branca. O bem-te-vi também tem um topete amarelo, que fica visível somente quando o animal está em estado de alerta, em situações como a presença de predadores.

2. Sabiá-laranjeira

Sabiá-laranjeira

O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) representa a fauna ornitológica brasileira, sendo considerado a ave símbolo do Brasil e também do estado de São Paulo.

Diversos poetas e compositores se referem ao sabiá-laranjeira como o pássaro que canta o amor e a primavera. O seu canto é melodioso pode ser escutado durante seu período reprodutivo, sendo muito apreciado pelas pessoas.

Essa ave tem a plumagem parda, com exceção da região do ventre, que exibe cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada. O bico é amarelo escuro.

3. Rolinha-roxa

Rolinha-roxa

A rolinha-roxa (Columbina talpacoti) foi uma das primeiras espécies nativas do Brasil a se adaptar ao meio urbano, podendo ser encontrada com facilidade nas grandes cidades brasileiras.

O macho tem plumagem marrom avermelhada e a cabeça é de cor cinza azulada. Já a fêmea é toda parda. Em ambos os sexos, na região das asas há vários pontos de cor preta.

4. Pardal

Pardal

O pardal (Passer domesticus) é um pássaro exótico, que foi introduzido no Brasil por volta de 1903, proveniente de Portugal.

Atualmente, essas aves estão invadindo o espaço rural e, em alguns casos, prejudicando a atividade agrícola, pois causa prejuízos em pomares e plantações de cereais.

5. João-de-barro

João-de-barro

O joão-de-barro (Furnarius rufus) é muito conhecido pela construção do seu característico ninho de barro, em forma de forno, e pelo seu canto, que parece uma gargalhada. Há várias canções populares sobre essa ave, que é considerada trabalhadora e inteligente.

O joão-de-barro exibe plumagem marrom avermelhada e apresenta uma suave sobrancelha, com penas mais claras, que contrastam com o restante da plumagem da cabeça.

Essa ave não é nem um pouco arisca, deixando o observador chegar a poucos metros de distância. Passa grande parte do tempo no solo e caminha de maneira bem típica: alterna pequenas corridas com um andar pausado e lento.

Qual pássaro você mais vê na região onde mora? Conte para a gente nos comentários!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.