Compartilhar.

As calopsitas têm origem australiana e são aves muito amistosas. Por isso mesmo, vêm sendo bastante apreciadas por pessoas que desejam criar pássaros interessantes e que pode trazer muita alegria à sua casa.

São animais bastante inteligentes e que sempre estão dispostos a brincar. É incrível!

Muito espertas, essas aves podem imitar diversos sons que ouvem, bastando que seu dono tenha bastante amor, paciência e determinação para transmiti-lo ao animal.

Canto de Calopsita, na verdade, não se trata de um canto propriamente dito. São como assobios que a ave emite. Bastante afinados e com boa execução, sendo automaticamente identificados por quem os ouve.

Se bastante treinadas, essas aves incríveis podem imitar a voz do seu dono e interagir bastante com todos aqueles que fazem parte de seu ambiente.

Calopsita cantando

O mais comum é que sejam os machos os responsáveis pela emissão desses sons. De qualquer modo, são identificadas exceções em algumas fêmeas, que podem emitir sons de músicas ou até mesmo sons que ouçam habitualmente.

Dicas de como ensinar Canto de Calopsita à ave

Essas aves podem ser treinadas e assimilar sons a partir de quatro meses de idade. Canto de Calopsita vai se aprimorando com o tempo e dedicação em seu treinamento.

Seu canto pode demorar um tempo após a pessoa adotar o pássaro. É necessário reforçar que isso somente ocorrerá quando a ave estiver totalmente adaptada ao lar e entender que aquele local é sua nova casa.

O aprendizado envolve tempo e paciência da parte do dono. Então, informaremos a seguir, algumas dicas que podem auxiliá-lo a treinar seu pássaro.

  • Nos primeiros dias de contato, deve ser incentivada a que a ave se sinta à vontade, reconhecendo o ambiente em que está vivendo como sendo seu. Dessa forma, sua presença junto ao pássaro é fundamental para lhe dar segurança e melhorar sua ambientação.
  • É importante que seu dono lhe dirija palavras suaves e em tom de voz baixo, dando segurança ao pássaro. Mantenha a ave sempre em companhia de alguém, evitando que se sinta solitária e se adapte à rotina local. Esse processo deve envolver algumas semanas iniciais.
  • O passo seguinte, é manter a aproximação, deixar a gaiola aberta e desenvolver uma maior interação com a ave. Alimente-a e mantenha uma comunicação habitual com o animal diariamente;
  • Utilizar um tempo – 15 minutos diários – para fazer o treinamento dos sons que deseja ensinar. Assim é possível que a ave memorize e repita tudo que aprendeu com o passar do tempo;
  • Mantenha os sons do Canto de Calopsita gravados e os reproduza diariamente por 30 minutos, por até cinco vezes ao dia, fazendo com que esse som seja assimilado pela ave. Apresentamos alguns exemplos desses áudios a seguir.

Áudios com alguns exemplos de Canto de Calopsita

Sempre é importante ouvir o Canto de Calopsita para podermos avaliar a pureza de seu canto e identificar os sons emitidos pela fêmea e o macho. Tudo isso, visando identificar diferenças entre ambos e conseguir distinguir pelo canto, o tipo de ave que possui. Veja mais a seguir:

Canto próprio da espécie:

Canto de Calopsita macho:

Canto de Calopsita fêmea:

Conclusão sobre Canto de Calopsita

O Canto de Calopsita é bastante marcante e, além disso, se trata de um pássaro que pode imitar a fala humana, além de cantar também. É, em resumo: uma ave dócil e bastante divertida para alegrar qualquer ambiente.

Contudo, sempre é bom lembrar: tenha bastante paciência até que se conclua totalmente o aprendizado, faça todos os passos sem pressa.

Ficou alguma dúvida sobre como ensinar Canto de Calopsita? Comente para nós!

Calopsita cantando

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.