Compartilhar.

As variedades de cantos são infinitas, variando conforme espécies e situações específicas do cotidiano das aves. Alguns pássaros cantam com muita frequência e ininterruptamente e outros alternam cantos e são mais econômicos em apresentar seus sons.

Existem aqueles tão raros e, de certa maneira, até inacessíveis, que apenas pesquisadores e gravações conseguem ouvi-los, assim como há os que vivem em grandes centros e muitas vezes nos acostumamos em escutar seus cantos que nem nos chamam a atenção.

De qualquer maneira todos encantam e são estudados com profundidade pelos pesquisadores.

O Canto dos pássaros pode ser identificado como uma das grandes maravilhas, que a natureza reservou para nosso encanto. E traz muitos benefícios a todos que estiverem expostos a seus sons, como por exemplo, nos ajudando a despertar com muito mais alegria e disposição.

Pássaro cantando

Por que os pássaros cantam?

O Canto dos pássaros tem vários significados. Porém, em grande parte, são uma forma de cortejar e atrair a fêmea. Assim como demarcar seu território e presença em relação a demais machos de sua espécie.

Já existem, catalogadas em todo o planeta, mais de 10 mil espécies de pássaros e todas possuem um canto próprio e variações, conforme cada situação em que se encontrem.

Dessa forma, as duas características principais dos Canto dos pássaros são:

  • marcação de território;
  • atração de fêmeas.

O canto dos pássaros se mantém o mesmo?

O Canto dos pássaros sofre mudanças ao longo de suas vidas. Essa é uma conclusão de estudiosos das aves e que identificaram, até o momento que nem todas as espécies apresentam variações de cantos em suas existências.

Alguns pesquisadores afirmam que a variação do canto pode ser comparada a que ocorre com o homem, que sofre mudanças ao longo de seu crescimento, assim como por motivos de adaptações, principalmente para espécies que efetuam migrações, onde o canto acaba sofrendo variações.

Existem dois fenômenos que são observados com bastante frequência que são os filhotes não cantarem e sim emitirem sons para chamar a atenção dos pais para que sejam alimentados.

Outro aspecto é que os pássaros tendem a emitir sons mais curtos, com menos notas, durante os períodos de inverno e que são emitidos apenas para alertas, ou aviso de alimentos no local.

Qual canto dos pássaros mais comuns?

Alguns tipos de Canto dos pássaros são bastante comuns por se integrarem as cidades ou interiores com uma frequência bastante grande.

Pássaros muito apreciados e criados em cativeiro que são bastante procurados por criadores, assim como aqueles que transitam livremente tanto no campo como nas cidades.

Podemos relacionar alguns exemplos:

  • Curió – esta ave é bastante admirada por seu belo canto e por isso mesmo muito procurada para viver em cativeiro;

  • Sabiá-Laranjeira – encanta por seu canto que é mais intenso na primavera. É um dos símbolos nacionais;

Sabiá-laranjeira

  • Coleirinha – é encantador e tem um canto muito lindo. Ave bastante desejada por criadores;

Coleiro

  • Bem-te-vi – este, talvez, seja o mais conhecido pelas crianças e são presentes na maior parte do País.

Bem-te-vi

Quais pássaros que mais cantam?

Podemos citar como exemplo o pintassilgo, com seu canto potente e delicado, se diferencia das demais aves. O canário, de canto intenso e elaborado encanta a todos.

O melro, que é considerado um gênio do canto e impressiona por diversas variações de canto.

Qual o canto dos pássaros mais raros?

Canto dos pássaros também podem ser raros e magníficos, como os do Uirapuru, que vive na região amazônica e possui diversas lendas muito bonitas, que destacam a beleza de seu canto.

Poderíamos citar vários cantos raros, mas vamos nos restringir ao uirapuru e ao Rouxinol, com seu canto normalmente no início da noite, diferenciando-se das demais espécies, pode cantar durante o dia também e encantar a todos. Vivem nas florestas da Europa e Ásia.

Considerações finais sobre canto dos pássaros

O Canto dos pássaros é um diferencial para este tipo de animal que foi desejado e adotado pelo homem, desde o tempo da criação do homem.

Talvez os cantos de aves tenham sido os pioneiros e a inspiração para o homem aprimorar seu canto humano.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.