Comida para pássaros

1

Você sabe, exatamente, quais os melhores tipos de comida você deve servir à sua ave? Entenda tudo sobre o assunto aqui. Leia já!

O cuidado com a alimentação dos pássaros é tão importante como aquele que deve ser observado para as pessoas. Afinal, uma boa alimentação contribui para a longevidade dos animais e permite que gozem de saúde adequada. Neste artigo, vamos tratar dos principais tipos de comida para pássaros indicados e aqueles que devem ser evitados.

Importância da alimentação adequada

Comida para pássaros são a base de um desenvolvimento saudável e devem ser oferecidas de forma adequada e dentro das características alimentares de cada ave.

Em muitas situações, a alimentação natural oferece nutrientes que são escassos nas rações. Dessa forma, devem ser adotadas essas opções para uma dieta saudável das aves.

O ato de oferecer algo mais elaborado naturalmente, aproxima o pássaro de seus donos e demonstra um carinho adicional à ave.

Há uma enorme variedade de verduras, frutas e legumes que podem ser oferecidas a seus pássaros e que trazem benefícios efetivos a seu desenvolvimento, de modo a suprir a ave em suas necessidades de vitaminas e minerais.

Um aspecto importante é que toda a alimentação oferecida seja devidamente higienizada, ou seja, como os cuidados que se tem na alimentação do ser humano. Portanto, prefira sempre alimentos orgânicos para que se possa evitar a concentração inadequada de agrotóxicos que serão ingeridos pelo bichinho.

Tipos de comida para pássaros

Há uma grande variedade de comida para pássaros, que passaremos a informar a seguir e que podem ser oferecidas a suas aves com tranquilidade. Porém, é sempre bom advertir que devem ser utilizadas de forma cautelosa, evitando assim que as aves acabem consumindo mais do que necessitam.

Verduras

A maioria dos pássaros aprecia muito as verduras. As preferenciais são a couve, mostarda, rúcula, agrião, chicória, escarola.

Legumes

Cenoura ralada, vagem, ervilha são as mais apreciadas.

Frutas

A maioria dos pássaros gosta de frutas, com preferência para maçã, banana, uva, laranja, manga, mamão, pera.

Cedar Waxwing by Laura Erickson on Flickr

Grãos

Aveia, trigo, painço, chia são aqueles que elas mais apreciam.

Feijão

Excelente fonte de proteínas, que sua ave vai adorar.

Vegetais

Este tipo de alimento fresco é o ideal para que sua ave se alegre. Ofereça brócolis, couve-flor, couve, cenouras, aspargos e ervilhas.

Pães integrais

O pão é muito utilizado para alimentar os pássaros, mas prefira os pães integrais por ser excelentes fontes de fibras. Ofereça em pequenas quantidades e vão saborear intensamente.

Alimentos que devem ser evitados

Alguns tipos de comida para pássaros devem ser evitados para que não causem problemas à saúde dessas aves.

E é importante destacar que, embora comparável à alimentação humana, nem todo alimento que faz bem ao ser humano deve ser adotado na dieta alimentar de aves.

Além disso, deve haver a preocupação em dosar as quantidades e horários de oferecer os alimentos aos pássaros. Vejamos as opções proibidas para alimentação de aves a partir de agora.

Abacate

Uma das raras frutas que devem ser evitadas. Por ser muito gordurosa, pode prejudicar a saúde de sua ave.

Frutas cítricas

A laranja, o limão e todas as frutas cítricas devem ser evitadas, para que não agridam a saúde dos pássaros.

Oriole bird by Animal Picture Society

Alface

Talvez seja um alimento que muitas pessoas oferecem a suas aves, porém não deve ser dada, pois pode provocar diarreia.

Como vimos ao longo do artigo, o cuidado com a alimentação das aves é fundamental para sua boa saúde. Comida para pássaros deve ser tão bem cuidada como a de seres humanos, com as devidas restrições. Deixe sempre sua ave bem alimentada e feliz!

Você já conhecia sobre esses alimentos? Conte para a gente nos comentários!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.