Compartilhar.

É importante destacar: os pássaros também sentem frio. No inverno, precisam de cuidados especiais para não sofrerem com as temperaturas mais baixas e que, muitas vezes, apresentam grandes variações, podendo afetar sua saúde. Neste texto, vamos abordar sobre os cuidados necessários nessa época do ano para que suas aves se sintam confortáveis e bem protegidas do frio.

Cuidar dos pássaros no frio

Devemos, sim, ter cuidados com nossos pássaros no inverno, pois, como sinalizamos, esses animais também são suscetíveis a sentir desconforto com baixas temperaturas e devem ter uma atenção especial para que se minimize quaisquer danos que possam vir a sofrer.

O inverno é uma estação que requer várias precauções para evitar riscos a saúde desses animais tão especiais. Sobretudo porque, em ambientes restritos como gaiolas, tendem a ficar mais vulneráveis.

O Impacto do clima frio nos pássaros

No inverno, os pássaros sofrem um grande impacto com relação à temperatura ambiente. Um pássaro tem uma temperatura corporal normal de 40º e, por essa razão, o ar frio pode causar irritação no aparelho respiratório da ave. E isso compromete sua saúde, podendo ser um veículo para uma pneumonia no animal.

Aves com tremores intensos e constantes mostram sinais de frio e, nesses casos, devem ser adotados cuidados específicos para mantê-las protegidas e confortáveis.

Um dos sintomas de uma ave doente ocorre com base em seu recolhimento espontâneo, ficando muito quieta no seu cantinho, sem comer devidamente e abrindo o bico com frequência, demonstrando que tem dificuldades para respirar naturalmente.

São sintomas importantes que merecem a atenção de veterinário para identificar o tipo de problema está ocorrendo com a ave.

O que fazer para proteger os pássaros do frio

Para proteção dos pássaros, é necessário adotar alguns cuidados no inverno, e isso inclui o posicionamento da gaiola e alimentação da ave.

Escolher um local adequado para manter a gaiola protegida do frio e de correntes de ar é fundamental para que a ave tenha mais conforto. E, consequentemente, menos riscos de comprometer a saúde.

Cobrir a gaiola com uma manta mais grossa ajuda a manter o animal aquecido, por exemplo. Há também a alternativa de se usar um aquecedor elétrico para o ambiente.  e atualmente já existem equipamentos específicos para atender animais, que mantem a umidade do ar, evitando seu ressecamento.

A alimentação tem papel fundamental para as aves também, pois devem ser oferecidos alimentos ricos em vitaminas e de compostos proteicos, que forneçam mais energia a ave.

Cuidados necessários nessa época do ano

Os cuidados com os pássaros no inverno devem ser redobrados quanto a diversos aspectos importantes, tais como:

  • As aves devem manter a rotina de banhos, visando contribuir para sua higiene e para a produção adequada de óleos essenciais à impermeabilização de suas asas e manter sua temperatura natural;
  • Levar a ave ao veterinário para realizar exames de condição de saúde ideal;
  • Efetuar exposição ao sol é importante para seu organismo e, em particular, o tecido ósseo.

Considerações finais sobre cuidados com pássaros no inverno

As pessoas que possuem pássaros devem ter cuidados muito maiores no inverno, por conta da maior exposição das aves a condições agressivas a seu organismo e que podem trazer complicações bastante sérias ao animal.

Fique atento a quaisquer sinais de desconforto ou mudança de hábitos, e adote medidas de prevenção e suporte, a fim de manter as aves em ambientes aconchegantes e aquecidos para evitar transtornos. E nunca despreze uma visita ao veterinário, em caso de dúvidas!

 

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.