Compartilhar.

O pássaro Mainá é tipo de espécie que faz parte daqueles conjuntos de animais que as pessoas desejam, para criá-los como aves de estimação.

Neste artigo, veremos curiosidades sobre este pássaro cuja beleza já foi celebrada em diversas artes. Isto é, sendo citado em literatura clássica indiana e textos budistas, por sua característica principal de imitar sons humanos.

Características do Pássaro Mainá

O pássaro Mainá tem entre 25 e 40 cm de comprimento e se alimenta de frutas, larvas e insetos, vivos ou mortos, vivendo por cerca de 20 anos.

A espécie mais comum possui corpo preto em tom metálico brilhante, bico laranja-amarelado, com asas que possuem uma marcação branca, pés e pernas amareladas e uma faixa amarela na cabeça, com cauda curta e quadrada.

Tem origem na Ásia (Índia, Malásia, Vietnam, Tailândia e Indonésia) e são encontradas nos dias atuais na África do Sul, Austrália e ilhas do Pacífico, se estabelecendo em florestas e em pomares das cidades.

Suas características são:

  • ser muito alegre;
  • ter grande inteligência;
  • ter curiosidade;
  • ter docilidade;
  • ser excelente imitador da fala humana.

Pássaro Mainá: imitador inigualável

Diferente de papagaios o pássaro Mainá não é estridente e realiza imitações perfeitas da voz humana, muitas vezes causando confusão nas pessoas.

Possui uma extensão vocal impressionante e consegue reproduzir tons e volume dos sons com grande maestria.

Reproduz ainda diversos tipos e características de vozes e inclusive utilizando as inflexões características de cada pessoa, tendo uma habilidade de excluir ou incluir palavras em frases que aprende.

Impressiona como se deixa seduzir por plateias e parece que compreende que está sendo admirado, fazendo apresentações memoráveis se tiver audiência, através de colocações engraçadas e até mesmo constrangedoras.

Comportamento e reprodução do Pássaro Mainá

O pássaro Mainá é um bom companheiro. Pode ser treinado para conviver em liberdade nas casas, sendo bastante acessível a confiar nas pessoas que o criam e pode se observar normalmente ficando em ombros e dedos de seus donos.

Vivem na natureza em pequenos grupos e também de forma solitária, mas se juntam ao dormir e realizar suas refeições, com reuniões ao entardecer fazem bastante ruído com gritos, sussurros e estalidos.

Colocam ovos em até três vezes ao ano e um total de até seis ovos a cada vez, sua reprodução começa a partir de três anos de idade, sendo monogâmicos. Seus ninhos são construídos em buracos de árvores e até em prédios ou rochedos.

Uma característica diferente do Pássaro Mainá

O pássaro Mainá tem uma característica também um pouco mais agressiva quando em liberdade. Como se alimentam de frutas, acabam por consumir grandes quantidades de plantações em países onde há abundância da ave.

Também ocasionam transtornos nas cidades, pois, se alimentado de sobras de comida, acabam revolvendo o lixo urbano das casas e provocando grande sujeira.

Considerações finais de Pássaro Mainá

O pássaro Mainá ainda é pouco conhecido no Brasil, mas com características tão marcantes certamente estará, dentro de pouco tempo, conquistando os brasileiros e fazendo parte de suas opções de animais de estimação mais queridas pelas famílias.

Conhece alguma outra característica desse pássaro? Comente para nós!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.