Compartilhar.

Como qualquer país tropical, os pássaros pelo Brasil estão por todos os lados, nas matas, beiras de lagos, árvores, jardins, pomares, em casa, é possível avistar sempre diversas espécies de aves de diferentes cores, tamanhos e escutar cantos dos mais bonitos e variados.

Em estudos recentes realizados pelo Museu Americano de História Natural, foi visto que existem cerca de 18 mil espécies de aves no mundo, o dobro do que muitos especialistas em aves pensavam. Os resultados desses estudos foram publicados na revista científica PLOS ONE, explicando como a diversidade de aves é ampla em todo mundo.

Com tantas espécies de aves confirmadas seria impossível não vê-las em nosso dia a dia e escutar seus mais belos cantos. Os pássaros podem ter semelhanças, mas são de espécies distintas por mais que cruzem entre si.

O Brasil é o segundo país com mais espécies de aves existentes

Com 18 mil espécies espalhadas pelo mundo, o Brasil é o segundo país que mais guarda gêneros de aves do mundo, ficando apenas atrás da Colômbia. Segundo observadores e especialistas em aves, podemos encontrar aqui no país cerca de 1.919 espécies.

Só em São Paulo podem ser encontrados 400 tipos de aves. Os paulistanos que costumam passear pelo parque do Ibirapuera, não importa se no inverno ou verão os pássaros por lá estão em todos os cantos divididos em diversos tipos de espécies.

Alguns gêneros de pássaros saem de São Paulo a caminho do Nordeste em algumas estações do ano principalmente no inverno, onde alguns tipos de pássaros precisam se proteger para sobreviver e buscam áreas mais quentes como as cidades nordestinas.

Facilmente nas capitais podem ser encontrados pássaros como bem-te-vi e sábia-laranjeira pelo céu, além das aves aquáticas que emitem um som exótico. Segundo especialistas, estas são encontradas à beira de represas.

A melhor época de avistar essas aves tão exuberantes que cantam e encantam, é na época da primavera. Os pássaros principalmente saem mais dos ninhos e ficam mais perto de jardins, bosques, pomares e praças urbanas, podendo ser avistados nos galhos de árvores mais baixas.

Conheça as principais aves brasileiras

Segundo uma lista levantada pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), algumas das principais espécies encontradas aqui no país são: Bem-te-vi, Arara-azul, Tuiuiú, Tucano e o Papagaio.

Só no Cerrado pode-se encontrar por volta de 148 espécies de aves bem específicas da região. Algumas das aves que mais representam esta região brasileira são:

Seriemas;

Seriemas

Pavãozinho-do-pará;

Pavaozinho-do-Para

Coruja-orelhuda;Coruja-Orelhuda

Arara-canindé;Arara_Caninde

Coruja-da-igreja;Coruja-da-Igreja

Arara-vermelha-grande;Arara_Vermelha_grande

Tuiuiú (considerado o símbolo do Pantanal).

Quando chegamos à região nordestina a ave brasileira já foi até tema de música, a famosa ave com seu voo incrível chamada “Asa branca”, ave que deu nome à música de mais sucesso na voz do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

A Amazônia é uma região brasileira que qualquer um se encanta pelas belezas naturais principalmente quando o assunto são espécies de aves. As araras com sua pelagem colorida chamam a atenção de todos e podem ser vistas por todos os lados na região.

A segunda ave que pode ser encontrada facilmente na Amazônia é o tucano, com suas características marcantes, um bico longo e cores vibrantes que marcam a região dos olhos. Claro que podemos encontrar essas bela espécie de ave em zoológicos espalhados por todo o país ou em áreas de matas em geral.

O menor pássaro do mundo vive por bem perto

Um dos pássaros que não podem faltar na lista das principais espécies de aves brasileiras é o beija-flor. Ele vive em áreas urbanas, rurais, em jardins e pomares. As pessoas conhecem essa espécie por ser uma ave bem pequena, ágil e veloz, além de uma pelagem delicada e um pico marcante.

Beija_Flor

O beija flor pode ser visto facilmente e é uma das aves que as pessoas mais esperam receber visita em casa. Muitos criadores de pássaros deixam bebedouros pendurados em janelas, sacadas, perto de plantas, para receber da melhor forma esses pássaros que deixam qualquer ambiente mais bonito.

O Papagaio é uma das aves mais inteligentes para se ter em casa  

Com inteligência e companheirismo, o papagaio é uma boa companhia para se ter em casa. Ele é o tipo de pássaro que toda família gosta, por ser alegre, companheiro e esperto. O papagaio tem algo peculiar em sua característica, esse pássaro imita palavras que decora.

Papagaio

Alguns criadores treinam a ave para cantar trechos de música, nome das pessoas e quando bem treinadas podem brincar com bolas, mini skate e fazer a alegria de todos em volta.

Mas não ache que facilmente pode se ter um pássaro desses em casa. Os papagaios são animais silvestres e é preciso de autorização do IBAMA para criar um em casa.

Se pretende ter uma ave dessa espécie como companheira, busque todas as documentações para dar entrada no pedido. Aguarde pela resposta e entenda a importância de se ter um pássaro desse porte em casa e todas as responsabilidade que necessita.

 

As espécies de aves brasileiras são muitas, algumas dessas espécies não podem ser encontradas em mais nenhum país, como também existem tipos de aves em outros países que não são existentes no Brasil. Todas elas possuem características únicas e são deslumbrantes da sua maneira.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.