Compartilhar.

Os pássaros não precisam de uma higienização tão frequente como outros bichos de estimação. No entanto, é preciso ter alguns hábitos de higiene para que sua ave se mantenha saudável.

Além disso, você deve ficar atento para que a gaiola do seu animalzinho esteja sempre limpa.

Nesse post, vamos te mostrar como limpar corretamente sua ave e o local em que ela vive. Vamos lá?!

Saiba como dar banho no seu pássaro

Para dar banho no seu pássaro, primeiramente escolha um lugar que não seja muito frio e que não vente muito, para evitar que ele pegue um resfriado.

Muitas aves tomam banho sem precisar de ajuda. Coloque um recipiente com água fresca (grande o bastante para o tamanho da ave) dentro da gaiola e deixe o animalzinho se lavar por conta própria.

Se o bichinho estiver com as penas oleosas, você pode passar sabonete líquido neutro na plumagem e enxaguar borrifando água, suavemente.

Não é adequado usar secador de cabelo ou toalha para secar a ave. Deixe o pássaro se secar ao ar livre, se possível no sol, por alguns minutos.

Uma curiosidade é que, depois do banho, o peito da ave pode ficar trêmulo e isso não significa que o bichinho está com frio. É apenas uma reação natural do organismo da ave com a finalidade de ajudar na manutenção do calor corporal. 

O banho pode ser dado de 1 a 2 vezes por semana, mas lembre-se de sempre retirar a banheira logo em seguida para não correr o risco de o pássaro beber a água suja.

Google Imagens

Veja como limpar a gaiola de aves

Além dos banhos periódicos, manter a gaiola do pássaro sempre bem higienizada é fundamental para que a ave fique saudável, evitando a infecção por fungos, bactérias e outros tipos de microrganismos.

Uma vez por semana (ou sempre que necessário) remova todos os excrementos, penas caídas e restos de alimentos da gaiola.

Para a limpeza, utilize somente produtos que sejam neutros e que não contenham substâncias tóxicas. Uma dica é usar vinagre e água para limpar as superfícies dentro e fora da gaiola.

Você pode também fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água ou uma mistura contendo 1/4 de xícara de bórax e 1 xícara de bicarbonato de sódio para a limpeza.

Lembre-se de lavar as vasilhas de água e de ração com sabão e água fervente. Reabasteça diariamente as vasilhas de comida e de água.

Outra boa prática de higienização consiste em trocar, regularmente, o papel usado para forrar o fundo da gaiola.

Ao realizar a limpeza da gaiola, fique atento a possíveis sinais sobre a saúde do pássaro.

Alguns indícios de que o bichinho não está passando bem são:

  • Excrementos com coloração anormal, de consistência líquida ou com pedaços de alimentos não digeridos;
  • Ausência de urina ou urina com coloração estranha;
  • Presença de sangue e vômito;
  • Penas rasgadas;
  • Alimentos que não foram comidos.

Google Imagens

Você sabe alguma outra dica para a higienização de pássaros e gaiolas? Conte para a gente nos comentários!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.