Compartilhar.

A espécie de pássaro Coleiro também é conhecida entre as aves com outros nomes como: Coleirinhas; Coleiro Tuí Tuí; Para de Arroz; Papa Capim. Dependendo da região as pessoas conhecem este tipo de pássaro por um nome, mas em modo geral chamamos de Coleirinha.

Os pássaros Coleiros são conhecidos entre aves por ser animais que mais possuem um canto marcante e ao mesmo tempo delicado. Existem observadores que vão atrás dessas espécies com um único objeto – Ouvir seus variados cantos.

A Coleirinha tem um nome cientifico – Sporophila Careulescens – que pertence ao gênero de pássaros Thraupidae, conhecido em inglês como – Double-collared Seedeater.

Coleiro

Com tantos nomes científicos é mais fácil nós brasileiros que o chamamos de Coleirinha mesmo.

Essa espécie de pássaro é bastante conhecida aqui no Brasil e muitas pessoas criam diversos Coleiros em casa mesmo, em gaiolas ou viveiros já que o pássaro não é um dos tipos mais caros, possui um canto bonito de se ouvir pela manhã e são bem tranquilos para se criar.

Com em média 11 cm de comprimento, há bastante variação de um pássaro para o outro, principalmente em relação ao canto que se diferencia dependendo da região que este pássaro está ou que vive desde que nasceu.

Por exemplo, pássaros do sul terão cantos diferentes dos pássaros do norte ou de qualquer outra localização regional.

Características das Coleirinhas

Pequeno, simples e tão bom companheiro de se ter em casa. A coleirinha com seus apenas 11 cm de comprimento possui uma plumagem bonita, espécie de pássaro que presta atenção em tudo que ocorre em sua volta, por exemplo, se ter ele em uma gaiola perto de seu jardim e você for colocar água nas plantas, ele ficará prestando atenção em cada movimento, por isso os Coleiros são bons companheiros.

A plumagem do macho costuma ser cinza-escuro em sua parte dorsal e ventre branco, pequenas manchas preta ou brancas pelo pescoço que resultam no formato de uma coleira, daí saiu o nome dessa espécie.

Toda a frente do corpo das Coleirinhas costuma ser preta um pouco diferente da pelagem das fêmeas que possui cores mais pardacentas.

Coleiro

Mas claro que as cores podem variar para amarelo e branco algumas vezes. Quando são filhotes as Coleirinhas nascem com a plumagem nas cores da mãe e só com dois meses se caso forem filhotes machos adquirem uma plumagem diferente.

O bico dessa espécie de pássaro pode ser amarelo ou cinza esverdeado.

Os pássaros Coleiros estão por todos os cantos

Um dos pássaros mais criados como aves de estimação no Brasil é a Coleirinha, além de ser uma das espécies que mais vivem em áreas urbanas, rurais, pomares, parques, jardins facilmente podem encontrá-las.

Apesar de ser uma ave bem difundida no Brasil, nas regiões da Amazônia e Nordeste as Coleiras são raras, é uma exceção das regiões brasileiras.

Mas esse pássaro também pode ser encontrado em países vizinhos vivendo em grupos de 6 a 20 aves do mesmo tipo.

Sendo um dos pássaros mais charmosos de serem criados pelo seu canto único e marcante, as pessoas costumam dizer que o canto dos Coleiros tem uma sonorização que agrada, traz tranquilidade e paz, acordar logo pela manhã e escutar as Coleirinhas cantando é uma realidade de muitos brasileiros apaixonados por pássaros com cantos marcantes.

Coleiro

Para se criar um Coleiro é preciso fazer registro da criação de seus passados juntamente ao IBAMA, se não algum vizinho ou qualquer outra pessoa pode denunciar.

É só entrar em contato o IBAMA e verificar qual a documentação e cada passo que precisa seguir para conseguir realizar o registro e ter o papel de autorização para criação deste pássaro.

O canto dos Coleiros

Um dos cantos mais bonitos de se escutar, o canto das Coleirinhas conquista sempre as pessoas e atrai muitas pessoas e criadores que gostam de participar de torneios de fibra. O canto dessa espécie de pássaro faz sucesso e se destaca entre tantos outros.

Um pássaro com um canto de fibra são aqueles que não estranham lugares novos e nem tem problemas em viver com outros pássaros da espécie, ele pode chegar a qualquer lugar e começar a cantar. Se o seu Coleiro for deste tipo, ele pode participar de torneios de canto.

Canto das Coleirinhas é simples, a frase musical em modo geral possuem poucas notas, mas muita melodia.

Os pássaros não costumam repetir o canto e retomam muito rápido o folego, em alguns pássaros eles levam de uma  dois segundos entre um canto e outro, isso quer dizer que acabando algumas notas e poucos segundos ele começa a cantar outras.

Existem diversos dialetos entre os Coleiros, cada ecossistema tem seu próprio, mas alguns são mais apreciados pelos criadores, e por serem os favoritos também são os mais cultivados.

Alguns dos dialetos mais comuns entre as Coleirinhas são:

  • Tuí-tuí-zero-zero;
  • Tuí-tuí-zel-zel;
  • Tuí-í-grom-grom-grom-ze-ze-zel-zel-zell;
  • Tuí-tuí-tcho-tcho-tchá-tchá-tchaá

Ouça alguns cantos:

Canto Baiano

Canto Tui Tui Curto/Fibra

Canto Mateiro

Canto Tui tui clássico

Canto Tiu Vi Vi Ti

Canto Tui Tui Zero

Canto Tui Tui Zeo Zeo Zeo

Canto Tui Tui Segunda Nota

Canto Tui Tui Terceira Nota

Piado de Fêmea para estimular o macho

Os dialetos são parecidos e diferentes ao mesmo tempo, ele se diferencia por conta das diversas interpretações que podem ter, varia de criador para criadores que observam as nomenclaturas onomatopeicas de cada uma das notas.

As Coleirinhas gostam de estar em movimento, e quanto mais se mexem, mais cantam.

Se estiverem em ambientes domésticos, troque sempre a gaiola de lugar, assim passará a sensação de movimento para o Coleiro assim ele sempre irá cantar e encantar a casa.

Coleiro

Já seu desempenho nos torneios de canto de fibra é boa ou ruim dependendo de como seu dono lhe trata, a atenção que lhe dá e também o tratamento.

Um dono que conversa com sue pássaro, passa carinho e afeto, o pássaro ficará mais manso, calmo e alegre, cantando muito nos torneios.

Os Coleiros são aves muito apreciadas pelas pessoas que gostam de pássaros alegres com belos cantos, principalmente os criadores que focam em ter aves para participarem de diversos torneios, o de canto de fibra não é o único.

Os tipos de torneios mais comuns que as Coleirinhas participam são:

  • Fibra – Todas as Coleirinhas são colocadas em circulo com cerca de 20 centímetros de um pássaro para o outro. Ganha a ave que cantar mais até o final da prova;
  • Canto LivreO pássaro compete sozinho e se ele cantar durante 5 minutos, não é julgado a qualidade do canto e sim o tempo contínuo que a ave canta;
  • Canto ClássicoDiferente do torneio de Canto Livre, este o pássaro é avaliado pela qualidade de seu canto, e ganha aquele que obter o canto mais perfeito e dentro dos padrões pré-escolhido pelos jurados. O Coleiro é avaliado sozinho e fica cantando durante 5 minutos.

Os Coleiros são alegres, carinhosos e gostam de atenção, não possuem problema nenhum e conviver com outros pássaros e participar de torneios de canto.

É uma das melhores espécies de ave para se ter em casa, tanto em gaiolas como viveiros.

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.