Compartilhar.

O birdwatchingobservação de aves ou passarinhada é uma prática antiga, que teve origem no século XVIII, na Inglaterra.

Naquela época, somente os pesquisadores e naturalistas é que faziam expedições para coletar informações sobre esses animais. No entanto, atualmente, cada vez mais pessoas estão aderindo ao birdwatching.

Esse tipo de prática contribui para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger e preservar os ambientes naturais.

Além disso, traz vários benefícios para a saúde, podendo ser uma maneira de combater a depressão e a ansiedade, pois possibilita maior conexão com a natureza e também fazer e estreitar laços de amizade.

Ficou com vontade de começar a “passarinhar”? Então confira agora algumas dicas que preparamos para que você faça a sua primeira passarinhada da forma mais proveitosa possível!

Pesquise grupos de observação de aves na região que você mora

O primeiro passo para se aventurar no birdwatching é pesquisar por grupos ou clubes de observadores. Você pode entrar em contato com parques, faculdades ou agências de turismo que realizam caminhadas e passeios com essa finalidade.

Se juntar a outros observadores mais experientes que você é uma boa estratégia para não perder tempo, ir ao lugar certo e ficar sabendo de expedições futuras.

Consiga equipamentos de observação

Alguns tipos de equipamentos e materiais auxiliam a realizar uma boa observação de pássaros:

Binóculo

  • Binóculo: esse equipamento é muito útil para encontrar as aves entre as folhagens, antes que elas voem. Escolha um modelo com aumento de pelo menos 8 a 10 vezes, peso leve e lentes com diâmetro maior (são mais fáceis de focar).

Câmera fotográfica

  • Câmera fotográfica: muitos observadores preferem investir em uma boa máquina fotográfica, pois além de poderem funcionar como um binóculo, também registram por meio de fotos todas as observações.

Guia de identificação de pássaros

  • Guia de identificação de pássaros: antes de ir a uma passarinhada, se informe primeiro quais são as espécies de pássaros que poderão ser observadas e estude seus comportamentos e principais características. Isso fará que o passeio seja mais interessante e proveitoso.

Se você não pode comprar os itens acima, tente alugar ou pedir emprestado para alguém.

Use trajes adequados e seja silencioso

Para que você não assuste as aves, use trajes discretos, com cores que possam se camuflar no ambiente. Se o seu disfarce for bom, as chances de ver e fotografar as aves são maiores.

Outra coisa muito importante é ser silencioso, não conversar alto, para que esses animais não se espantem. Evite chegar perto demais de qualquer bicho silvestre, pois eles podem transmitir doenças ou causar acidentes (arranhões ou bicadas).

Preste atenção aos horários

Os horários de maior atividade das aves são no início da manhã e no final da tarde. No entanto, há também aves com hábitos noturnos. Assim, preste atenção ao comportamento da ave que você quer observar para estar presente no habitat delas no momento correto.

Portanto, para iniciar a observação de pássaros, procure grupos de passarinhada na sua região, consiga os equipamentos necessários, seja discreto ao se aproximar das aves e boa diversão!

Você sabe de alguma outra dica sobre como começar a fazer birdwatching? Então compartilhe com a gente nos comentários!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.