Compartilhar.

Os pássaros silvestres são animais muito desejados por criadores, que querem manter essas aves sob sua guarda para que possam apreciar a beleza e se encantar com seus cantos lindos.

Normalmente, as pessoas que criam esses pássaros, passam a ter um profundo amor e respeito pelas aves e as tratam com todo o carinho.

Curiós, bicudos, sabiás, canários-da-terra, coleiros, entre outras espécies se enquadram nesta classificação e acabam formando uma legião de fãs.

É importante ressaltar que, ao contrário do que parece, ao se oferecer um tratamento adequado, a elas, pode estar sendo realizada uma ação de respeito a natureza e a conservação das espécies, que não estarão sujeitas a extinção por parte do próprio homem.

Por que criar pássaros silvestres

Pássaros silvestres vêm sofrendo grande impacto, assim como outros animais, como consequência da degradação de nossas matas e ficarem sujeitos à ação da caça predatória.

Sendo assim, a identificação dessas aves em liberdade, junto à natureza, tem sido cada vez mais rara, o que transforma seus criadores, de uma certa maneira, os grandes responsáveis por manter essas aves preservadas.

Embora não estejam em liberdade, se mantêm vivas, seguras e em harmonia com seus donos. Além disso, ao cuidar de forma adequada de seus pássaros, os criadores acabam permitindo que possam prolongar suas vidas de maneira saudável.

Em muitos casos, os criadores podem nem perceber que estão colaborando com a preservação da espécie. Porém, estão fazendo um trabalho muito importante para evitar a extinção das aves.

Pássaros silvestres

Diferença entre pássaros silvestres e pássaros nativos

Pássaros silvestres são os que nasceram e vivem junto à natureza e que deveriam ser mantidos em seu habitat natural.

São aves que possuem uma vida com liberdade e com estilo selvagem. Dessa maneira, o ideal é que sejam adquiridas de criadores profissionais e autorizados pelos órgãos de controle, e não que sejam obtidas de maneira irregular ou capturadas.

Já os pássaros nativos são aqueles que foram criados em cativeiro desde os seus nascimentos. Desta maneira, não tiveram contato com a natureza, nem foram capturados.

Desta maneira a melhor opção para criação é optar por pássaros nativos, por serem adaptados a vida em cativeiro e devidamente legalizados.

Como começar a criação de Pássaros silvestres

Para se iniciar a criação de pássaros silvestres é importante e fundamental recorrer a criadores que sejam autorizados e assim obter uma matriz adequada e começar a manter um processo de reprodução a partir daí.

Importante também obter seu cadastro no IBAMA para que sua criação seja autorizada e legal com base no registro do sistema de Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres – Sispass. A cada nascimento, deve ser realizado o registro nesse sistema.

Dessa forma, sua criação estará legalizada e não ocorrerão quaisquer riscos de autuações legais ou mesmo apreensão de suas aves.

Criar pássaros silvestre

Conclusão sobre Pássaros silvestres

A criação de pássaros silvestres acaba trazendo grandes benefícios às aves e também ao meio ambiente, sendo importante para atuar como uma prevenção da espécie.

Além disso, os criadores são contemplados com os mais belos cantos que se pode ouvir.

Respeitar e tratar bem do animal acabam sendo o diferencial para que a ave seja muito mais feliz. Ficou com alguma dúvida sobre Pássaros silvestres? Deixe seu comentário para nós!

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.